BiografiaItaStockinger
Ita Stockinger (Brasil, 1957)
Obras
Suas obras são resultado de um olhar sensível à vida. Em suas séries, além de um sentimento de inquietação cotidiana e busca pela expressão criativa, a artista evoca questionamentos de cunho político-social. Na pintura abstrata, como no retrato figurativo, entre o lúdico e o horror, traz sentimentos que provocam reflexões.
Pinturas
Suas pinturas se expressam na solidez e densidade das tintas em cores fortes. O uso de técnicas diversas, tons e semitons, luzes e movimentos, trazem à tela impacto, em analogia ao comportamento humano.
Influência
Seu convívio no meio artístico fez com que seu interesse pelas artes e se expandissem. Em 1977 casou-se com Francisco Antônio Stockinger, filho do escultor Francisco A. Stockinger, austríaco radicado em Porto Alegre. Desde então, passou a admirar obras modernistas e contemporâneas. Suas pinturas recebem influência de Maria Lídia Magliani, Paula Rego e Pablo Picasso, além de Xico Stockinger.
Formação
Possui formação em Direito. Na pintura é autodidata. Embora tenha também formação em desenho industrial, teve estudos permanentes em pintura com os professores e artistas Lou Borghetti e Fernando Baril. Hoje faz parte do Grupo de Estudos com o professor Charles Watson, no Parque Lage (RJ). Dentro da arte expressionista contemporânea, seus trabalhos são exibidos em várias exposições no Brasil e no exterior.
CRÍTICAS
Renato Rosa
Saiba mais
Oscar Dambrósio - A Contagem
Saiba mais